Mestrado em Ambiente e Sociedade

  Sobre

 UEG, devido ao seu caráter multicampi, tem contribuído para que o conhecimento acadêmico chegue a todas as regiões do estado de Goiás por meio de cursos de Graduação, Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu e zelando pela ampliação de sua qualidade. No entanto, os desafios inerentes a esse processo de interiorização do Ensino Superior são muito grandes, especialmente, no que tange às questões relacionadas ao meio ambiente e à sociedade.

Desta forma, a realização do II Simpósio Interdisciplinar em Ambiente e Sociedade (SIAS) tem como objetivos a divulgação de pesquisas e a ampliação das discussões sobre a relação entre a sociedade e o ambiente que possam levar à (auto)reflexão da relação homem/natureza/sociedade em um contexto histórico, atualmente marcado por crises de paradigmas que leva-nos a repensar práticas e atitudes que promovam a sustentabilidade que, tem sido um – se não o maior – dos grandes desafios da humanidade no século XXI.
Atualmente, tem ficado evidente e urgente a necessidade de ações que promovam a valorização da vida assentada em uma justiça ambiental e social e, também, no convívio e respeito às diferenças e uma sociedade cada vez mais marcada pela diversidade de ideias e comportamentos, em tempos em que a satisfação individual prevalece em detrimento da coletividade.

A perspectiva do II Simpósio Interdisciplinar em Ambiente e Sociedade (SIAS) é justamente debater, discutir e propor soluções que possam auxiliar os indivíduos a acolher o cuidado com a diversidade da vida como valor ético e político, fugindo da equação simplista da relação ambiente/natureza, marcada pela ideia de exploração predatória dos recursos naturais e desvalorização dos povos de culturas tradicionais locais.

Diante dos desafios dos novos tempos, cada vez mais, as Ciências envolvendo a sociedade e a natureza precisam assumir seu papel de transformação e mudança de concepções e paradigmas visando trabalhar em prol da coletividade. Mas, para isto, será necessário promover a formação do indivíduo numa perspectiva mais holística de mundo em que o caminho perpassa pelo desenvolvimento de uma educação que leva em consideração aspectos multi, trans e interdisciplinares na interpretação dos fenômenos da natureza e da sociedade.

ACESSO RÁPIDO